sexta-feira, 19 de novembro de 2010

TIPOS DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO MAIS COMUNS

TIPOS DE PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO MAIS COMUNS
Um paradigma de programação pode ser definido como um ponto de vista ou idéia que o programador possui no tocante a estruturação e execução de um programa. Diferentes metodologias são propostas através de diferentes linguagens de programação, as quais apresentam diferentes paradigmas. Um paradigma também determina a maneira de como um desenvolvedor analisa e enxerga determinado problema, estando fortemente ligado a maneira de pensar, resolver e implementar soluções.

PARADIGMA IMPERATIVO OU POR PROCEDIMENTOS
É um dos mais conhecidos e antigos paradigmas, seguindo o estilo do matemático John Von Neumann. Um programa que utiliza o paradigma imperativo executa tarefas em série, ou seja, uma após outra, manipulando variáveis baseando-se em ordens ou comandos, onde variáveis são lidas num processo de entrada, manipuladas ou alteradas e por fim atualizando variáveis e gerando a saída.
O paradigma Imperativo ainda é o mais utilizado nos dias atuais. Exemplos de linguagens de programação que utilizam o paradigma imperativo: Ada, Algol, Basic, C, Cobol, Fortran e Pascal

PARADIGMA FUNCIONAL
O Paradigma de Programação Funcional essencialmente desenvolve programas escritos em linguagem definida por expressões, declarações e funções, considerando a computação como uma avaliação de funções matemáticas. Oferece-nos também a possibilidade de programar onde podemos determinar o que se pretende construir e não como será construído. Diferentemente o paradigma funcional não utiliza o conceito de atribuição pelo fato de que os programas são formados por definições de funções. Valores podem ser criados, mas não podem ser modificados. Este paradigma tem sido utilizado mais academicamente do que no desenvolvimento profissional de software comercial. Veja alguns exemplos de linguagens de programação baseadas no paradigma funcional: LISP, Scheme (Lisp melhorado) ML, Miranda e Haskel

PARADIGMA LÓGICO
O Paradigma de Programação Lógico é baseado na utilização de sentenças lógicas, utilizando-se da lógica simbólica como linguagem para programação. Um dos pontos importantes são os objetos e seus relacionamentos, onde se podem declarar vários fatos sobre estes, definindo regras e questionamentos onde as respostas podem ser observadas através das regras e fatos. O paradigma lógico é bastante eficiente para exemplificar modelos de estruturas de dados e códigos, simplificando idéias complexas, onde um problema pode ser mostrado por meio de relações sobre um determinado conjunto de objetos.
O paradigma de programação lógico é bastante utilizado no campo da inteligência artificial, onde através da programação lógica busca-se implantar a maneira da lógica matemática à programação de computadores. O paradigma lógico elabora deduções imediatas com base em uma lista de premissas.
O Prolog é a principal linguagem de programação lógica. Este ganhou espaço no mercado com a esperança nos sistemas baseados em técnicas de representação da inteligência artificial e do conhecimento. Exemplos de linguagens baseadas no paradigma lógico (alguns deles baseados no Prolog): Popler, Conniver, QLISP, Planner, Mercurry, OZ e Frill.

PARADIGMA ORIENTADO A OBJETOS
No Paradigma de Programação Orientado a Objetos, a programação é fundamentada na composição e interação de várias unidades de softwares denominados objetos os quais se relacionam e trocam mensagens entre si. Estes objetos são chamados de classes. Nestas classes cada comportamento é denominado como método (ações). Já os estados de uma classe são chamados de atributo. Em cada método e atributo podemos também definir a forma de relacionamento com os outros demais objetos. O Paradigma Orientado a Objetos é considerado como o sucessor do Paradigma Imperativo,
No Paradigma Orientado a Objeto, cada classe possui suas responsabilidades. Existe apenas uma classe global que serve de referencia para as outras classes. Objetos vinculados a classes se interligam um ao outro através de heranças. A programação orientada a objetos tem como objetivo tornar mais fácil o desenvolvimento e gerenciamento de aplicações complexas.
Atualmente no mercado existem inúmeras linguagens de programação baseadas no modelo orientado a objeto, algumas delas são: Smalltalk, Python, Ruby, .Net, C#, C++ e Java.

REFERÊNCIAS
JUNGTHON, Gustavo. GOULART, Cristian Machado. Paradigmas de Programação. Artigo - Faculdade de Informática de Taquara (FIT), Taquara/RS. Disponível em: <http://fit.faccat.br/~guto/artigos/Artigo_Paradigmas_de_Programacao.pdf/>. Acesso em: 23 jun. 2010.

MOLIN, Douglas Dal. Comparação entre Paradigma Imperativo e Orientado a Objetos. Artigo - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo. Disponível em: <http://www.inf.unisinos.br/~barbosa/grefe/atividades/at1/douglas_1.pdf/>. Acesso em: 23 jun. 2010

MARTINS JR, Cládio José. Comparação entre os Paradigmas Imperativo e Orientado a Objetos. Artigo - Universidade Unisinos, São Leopoldo. Disponível em: <http://www.inf.unisinos.br/~barbosa/grefe/atividades/at1/martins_1.pdf/>. Acesso em: 23 jun. 2010

MORAES, Rodrigo. As Diferenças entre os Paradigmas Imperativo e Orientado a Objetos. Artigo - Universidade Unisinos, São Leopoldo. Disponível em: <http://www.inf.unisinos.br/~barbosa/grefe/atividades/at1/rodrigo_1.pdf/>. Acesso em: 23 jun. 2010

FREITAS, Aparecido Valmir de. NETO, João José. Aspectos do Projeto e Implementação de Ambientes Multiparadigmas de Programação. Artigo - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: <http://www.pcs.usp.br/~lta/artigos/freitas_icie2000.pdf/>. 2000. Acesso em: 22 jun. 2010

KREPSKY, Wendy. PROTÓTIPO DE UM INTERPRETADOR PARA UM AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO LÓGICA. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau. Disponível em: <http://br.librosintinta.com/biblioteca/ver-pdf/campeche.inf.furb.br/tccs/1999-I/1999-1wendykrepskyvf.pdf.htx/>. 1999. Acesso em: 21 jun. 2010

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